Make your own free website on Tripod.com

Scandinavian Activity Contest

Regras para não-escandinavos

CW: Terceiro fim de semana de setembro
SSB: Quarto fim de semana de setembro

Período: 1500 UTC sábado até às 1800 UTC de domingo

1. Objetivo O Objetivo do concurso é promover a atividade de radioamador dentro da Escandinávia como também encorajar comunicação radioamadora entre o escandinavo e estações de radioamadores não-escandinavos.

Estações escandinavas são definidas através de prefixos como segue: LA/LB/LG/LJ ( Noruega), JW (Svalbard e Bear Island), JX (Jan Mayen), OF/OG/OH/OI (Finlândia), OF0/OG0/OH0 (Aland Island), OJ0 (Market Reef), BOI (Greenland), OY (Faroe Is.), OZ/5P (Dinamarca), SI/SJ/SK/SL/SM/7S/8S (Suécia) e TF (Islândia).

2. Concorrentes elegíveis RadioAmadores como também SWL no mundo inteiro são convidados a participar.
3. Períodos CW: 3º fim de semana completo em setembro. Fonia: 4º fim de semana completo em setembro.

Começos 1500 UTC de sábado e termina 1800 UTC de domingo.

4. Categorias a) Single Operator, Single transmitter, multi bands.

Single Operator, Single transmitter, multi bands, QRP.

Single operator é aquele que a pessoa executa toda a operação, funções de LOG e Spotting sem qualquer ajuda de outro pessoa(s). O uso de DX-Cluster é proibido. Operadores de QRP podem usar estações com potência de 5 watts no máximo.

b) Multi Op. /Single TX/All Bands.

Só um sinal é permitido a qualquer hora em qualquer faixa. Quando a operação começa em uma faixa, a estação tem que permanecer naquela faixa durante pelo menos 10 minutos. Exceção: É permitido trabalhar uma estação em outra faixa se é um multiplicador novo. O período de 10 minutos começa com o primeiro QSO trabalhado na faixa.

Uso de ajuda de multiplicador por spotting de outras pessoas que o operator(s da estação) não é permitido. Porém, DX-Cluster podem ser usados através de estações Multi Operador .

c) SWL.

Single Operator, multi band. Só podem ser anotadas estações escandinavas para pontos. Pontuação como por categoria de transmissão.

5. Faixas 3.5 - 7 - 14 - 21 - 28 MHz de acordo com o plano de banda da IARU. (N.B.: 3560-3600, 3650-3700, 14060-14125 e 14300-14350 kHz tem que ser mantido livre de tráfico do concurso.)
6. Trocas A troca do concurso consiste em RS(T) mais número de série, começando com 001. (Depois das 999 continua com 1000, 1001 etc.). A mesma estação pode ser trabalhada uma vez em cada faixa. Não são permitidos cross/mode ou contatos de cross/band.

O conteúdo mínimo de um QSO válido para o concurso, é o Prefixo correto e trocas do concurso corretas.

7. Pontuação QSO, Modo e como o RS/T enviado e recebido contam para QSO-pontos.

Estações EUROPEIAS Crédito de um (1) ponto para todo QSO completo com estação escandinava em cada faixa.

Estações NÃO-EUROPEIACrédito de tronco um (1) ponto para todo QSO completo com estação escandinava em 14, 21 e 28 MHz, e com três (3) pontos em 3.5 e 7 MHz.

8. Multiplicadores Prefixo na área de (0 a 9) trabalhado em cada país escandinavo é válido como multiplicador em cada faixa. (por exemplo SI3, SK3, SL3, SM3, 7S3, 8S3 são todos em UM distrito e contam UM multiplicador em cada faixa.)

Estações portáteis sem o número do distrito para a 10ª área (i.e. LA/G3XYZ contas como LA0). OH0 e OJ0 são áreas de chamada separadas. SJ9 contas para o 9º distrito na Suécia.

9. Pontuação final Para calcular a pontuação final, multiplique a soma de pontos de QSO em todas as faixas com a soma de multiplicadores trabalhados em todas as faixas.
10. Logs LOGs originais assinados (ou cópia do LOG original) deve ser enviado separadamente para CW e FONIA LOGs deveriam ser preenchidos na ordem seguinte: Data e Hora (UTC), Estação trabalhada, RS/T enviado, recebido , Bna, Multiplicadores (por exemplo OZ4, SM3, SM4, OH2 etc.) e Pontos.

LOGs de SWL tem que conter: Data e Hora UTC, Bnada, estações escandinavas ouvidas, Mensagem enviada por estação escandinava, o próprio relatório de SWL, qual Estação trabalhada por estação escandinava, Multiplicadores e Pontos.

FOLHA SUMÁRIA. Todas as entradas devem ser seguidas por uma folha sumária que mostre o Prefixo da estação, categoria, nome do operador(s) e endereço. Indique número de QSO por banda menos as duplicatas, número de duplicatas por faixa, multiplicadores por faixa, QSO-pontos por faixa e pontuação final.

FOLHA de MULTIPLICADOR. Todos os concorrentes têm que enviar uma folha de multiplicador para cada faixa com mais de 200 QSO.

Lista de conferição DUPLICADA. Possível QSO duplicado deve ser mostrado no LOG e deve ser contado para zero (0) pontos. Cada concorrente enviará uma folha de QSO duplicado para cada faixa com mais de 200 QSO. Folha de duplicata deverá ser listada por país do DXCC e suas áreas de chamada.

LOGs EM DISQUETE. PC-Padrão IBM/MS-DOS computadorizado LOGs são altamente recomendados ser enviados em disquete (3.5 "). Formato de banco de dados usado não é crítico, mas deve ser um arquivo-ASCII. padrão ARRL é aceito.

Regras básicas: Só um QSO em cada linha. Cada linha tem que conter a seguinte informação: Data, Hora (completa) UTC, prefixo, (troca completa)enviada , (troca completa) recebida , multiplicador (se aplicável), pontos (Duplicatas devem ser marcados como 0), faixa e modo.

Se você envia seu LOG em disquete, LOG de papel não é obrigatório. Folha sumária sempre deve estar em papel. Disquete deve ser etiquetado claramente com O Pefixo, nome de concurso, categoria e data do concurso. Parte de CW e SSB podem estar no mesmo disquete. O envio de um SASE é necessário, caso você queira seu disquete devolvido.

11. Declaração Sua assinatura na folha sumária declara que o participante observou todas as regras e que a estação foi operada conforme as regras e regulamentos para radioamador no país do participante.
12. Endereço para os LOGs Pode ser para EDR ( Dinamarca), SRAL ( Finlândia), SSA ( Suécia) e NRRL ( Noruega) nesta ordem. (Para endereço correto, veja cabeçalho.)
13. Prazo final LOGs acompanhandos de folhas, dirigidos à Liga organizadora, não poderão ser remetidos depois de 31 de outubro do ano do concurso.
14. Prêmios Seção de Transmissão: O pontuador mais alto em cada país como também em cada área de chamada dos EUA, em cada categoria CW e FONIA, receberá um Prêmio do concurso, contanto que tenha feito uma pontuação razoável.

Serão listados os operadores de QRP em uma lista comum para todos os não-escandinavos.

O Top- Score Estação Single Operator (QRO) em cada continente pode ser premiado com uma Placa do Concurso, tendo feito uma pontuação razoável.

SWL: A estação Top-Score fora da Escandinávia receberá um prêmio.

Todas as categorias: Dependendo do número de participantes, o Comitê de Competição pode considerar prêmios adicionais.

15. Disputa Violação dos Regulamentos de RadioAmador no país do concorrente ou das regras desta competição, administradas de má fé ou a tomada de credito para QSO inverificável ou multiplicadores podem conduzir a desqualificação.

Cada QSO duplicado não removido encontrado pelo Comitê de Competição resultará em uma penalidade de cinco (5) QSO do mesmo valor como a duplicata. Um LOG que mostre mais que um por cento (1%) de QSOs duplicados serão desqualificados incondicionalmente.

As decisões do Comitê de Competição são finais e definitivas.

Atualização: 17/07/97